Adobe

Aqui é um exemplo de construção com Adobe no sitio Anovafloresta.

Antes de começar precisa produzir tijolos de Adobe

Uma etapa importante é fazer fundações da casa; Pode ser de pedra, cimento, pneus usado com arreia. Aqui utilizamos blocos reciclados, entulho e cimento. O objetivo é criar uma camada impermeável entre o chão e os paredes de terra para evitar infiltrações de umidade.

Adobe_house_05

Uma casa de Adobe precisa uma estrutura de madeira que vai ser o esqueleto da casa. A estrategia que a gente utilizou aqui foi de começar com o teto para ter a possibilidade de trabalhar protegido do sol e da chuva. Essa estrategia se adapta bem numa perspectiva de longo termo e permite de começar com o banheiro e um quarto, morar aqui e finalizar a casa ao longo do tempo. Nesse caso você pode aproveitar da parte não construída protegido da chuva onde você pode colocar os elementos duma cozinha ao ar libre e uma varanda.

Adobe_house_06

A técnica de construção de parede é clássica; utiliza nível, fil de pedreiro e massa de barro como cimento. A ventagem sobre o cimento é que você pode parar qualquer momento, guardar a massa úmida e continuar quando você quiser. A outra ventagem é que a massa não é toxica e com pratica você pode manter o local limpo sem esforço.

Adobe_house_07

A flexibilidade do material e a possibilidade de trabalhar com as mãos permite muita improvisação na arquitetura.

Adobe_house_08

Com cimento clássico não pode elevar um parede mais que 1 metro, precisa de esperar que o cimento endurece o que precisa em geral um dia. Com barro tem a possibilidade de elevar o parede sem descontinuar.

Adobe_house_10

A colona com garrafas esta incluída em um parede redondo.

P1070308.JPG

O acabamento é feito com uma mistura de argila, arreia, esterco de cavalho e dependente do objetivo farinha de mandioca. A massa precisa ser mais fina, utilizando peneira.

Adobe-house-19

Adobe-Finish-14Adobe-house-21Adobe-Finish-20

Precisa des dois mãos de pintura com terra para ter uma cor mais profunda.

Adobe-Finish-25Adobe-house-20

Casa Fukuoka VerandaAdobe_house_12

O interior tem piso queimado e cal com xadrez nos paredes.

Casa Fukuoka Interior

Adição duma cozinha.

fukuoka panoramica

Cozinha exterior com bar americano e vista pela vale.

Casa Fukuoka Cozinha small

Adição de um sistema de regulação térmica; arvores. Foram plantadas depois de acabar os paredes. Bananeiras tratam as águas cinzas e um biodigestor a evapotranspiração trata as águas negras.

Fukuoka integracao na vegetacao

 

p1080711

Criar frescos com terra da personalidade na casa.

Adobe-Finish-30

Leave a comment