Biodigestor com evapotranspiração

A evapotranspiração é a soma da água que evapora do solo e que transpira da planta. No caso do biodigestor a transpiração é o processo que causa o mais de evaporação, especificamente no caso das bananeiras.
biodigestor-schemaEsta técnica utiliza 4 práticas sustentáveis;

– Reciclagem das águas cinzas e negras
– Baixo impacto ambiental na construção do reservatório com a técnica de ferro-cimento
– Reciclagem de pneus usados
– Reciclagem de entulho

O custo de construção de um biodigestor é muito baixo (inferior a 3 sacos de cimento, menos de 1m3 de areia, 24 metros de tela de galinheiro por 1 m de altura, o transporte de 8 m3 de entulho) para um tanque de 10 m3.

O objetivo é criar uma câmara para coletar água barrenta como um nutriente para bananeiras e outras plantas tropicais que gostam de umidade e fertilidade. As bactérias decompõem a água barrenta e produzir nutrientes para as plantas. O tanque é hermético então o sistema é fechado e toda a água poluída é reciclada.

Há diferentes variações de construções encontradas na internet, mostram uma câmara feita com tijolos e cimento (aqui é feito com pneus reciclados) ou um tanque feito de uma maneira clássica com blocos de cimento. O processo de construção descrito acima oferece o menor impacto ambiental do que destas outras técnicas.

Processo de construção de um biodigestor a evapotranspiração com fotos;

making-a-hole-in-the-clay

Legenda 1 – Fazer um buraco de 1 metro de profundidade e 2 metros de largura. O comprimento depende da capacidade que você deseja . A relação é de 1 m de comprimento por 1 habitante (por ex., 10 pessoas em media = 10 m de comprimento).

positioning-chicken-wire

Legenda 2 – Posicionar a tela de galinheiro que será usado como a armadura do cimento (técnica de ferro-cimento). Esta técnica reduz a quantidade cimento (apenas 3 sacos de cimento serão utilizados aqui e nenhum bloco de concreto)

cimenting

Legenda 3 – O galinheiro é elevado do chão e empurrada fora do parede (1 cm) para ser totalmente incorporado no cimento. O primeiro passo é a cimentação do piso.

positioning-tires

Legenda 4 – Assim que o tanque for feito, os pneus reciclados são posicionados de forma a criar um grande tubo correspondente na principal câmara de bio – digestão das água negras. O tubo do vaso sanitário é ligado a uma extremidade do tubo de pneus.

filling_the_bottom_with_large_blocks

Legenda 5 – A próxima fase consiste em encher o tanque com pedras ou blocos de concreto (entulho) com os maiores na parte inferior e os menores nas camadas superiores.

layer-of-small-blocks

Legenda 6 – As camadas seguintes são feitas de blocos menores. Tubos de inspeção estão posicionados para futura manutenção (controle dos níveis de água)

layer-of-rock-dust-and-of-dirt

Legenda 7 – Uma camada de pó de rochas é colocada para cobrir os pequenos blocos ou gravilhas.

layer-of-dirt

Legenda 8 – A terra é adicionada como o último nível onde serão plantadas as bananeiras e outras plantas gostando fertilidade e umidade. Você pode observar o estado das bananeiras plantadas aqui para compará-los com as próximas fotos.

after-3-months

Legenda 9 – Depois de apenas 3 meses, as bananeiras brotam.

after-6-months

Legenda 10 – Depois de 6 mês elas atingem um tamanho respeitável e continuam a crescer. Apenas 33% da superfície é preenchido em à espera para reunir e areia numa vala de infiltração e completar a camada superior. Podemos esperar crescer aqui 40 bananeiras no final, uma boa produção de bananas!!!

biodigestor-11months

Legenda 11 – Após 10 a 11 meses as bananeiras continuam a crescer e propagar, produzindo 3 cachos de bananas. Ozgur, na foto é de 6 pés de altura.

biodigestor-bananas

Legenda 12 – Cacho de bananas crescendo dia após dia.

bunch-of-bananas

Os sólidos nas águas negras (1% do total esgotado) são consumidos pela planta e por toda a comunidade de microrganismos que habitam na rizosfera.

Mamão e chuchu (xuxu) realmente não crescem aqui, vários testes foram feitos.

O projeto (esquema no topo da pagina) foi encontrado a partir de Rede permear, uma ONG brasileira.

Um ponto crítico é a certeza de que o tanque está protegido de transbordamento de água que vem do sitio. Isto pode ser feito elevando a borda do tanque com ferro cimento ou através da criação de uma montículo em torno do tanque com vegetação encima (por exemplo Citronela no nosso exemplo) para evitar a erosão (solução mais ecológica).

O trabalho principal foi cavar o buraco e ordenar manualmente por tamanho os resíduos de construção para as diferentes camadas.

Uma fonte de hidratos de carbono

O biodigestor é para ser considerado como parte de um grande ciclo biológico e os troncos de bananas, quando removidos após colheita de banana não precisam de ser reciclado no interior da biodigestores, mas utilizado em outras partes da explotação, assumindo que o fluxo de entrada das água negras é contínuo . O biodigestor é tanto um produtor de alimentos (banana) e um purificador que transforma as águas negras em material orgânica limpo. Os troncos de banana podem ser utilizados como mulch (cobertura morta) em partes secas da fazenda.

Leave a comment